26 outubro 2013

Guia para ficar loira sem riscos

Ser loira...
1. Dá trabalho
Quanto mais claro for o tom escolhido, mais rápido a raiz aparecerá. Quem quer manter o cabelo em dia pode se preparar para visitar o salão pelo menos a cada 20 dias.
2. Tem seu preço
É só fazer as contas: visitas quinzenais podem significar um gasto fixo de quase 200 reais ao mês.
3. Valoriza a pele 
Se ela estiver bronzeada, melhor ainda. Tons dourados iluminam a pele mais escura.
4. Fragiliza o cabelo 
Os produtos utilizados para a descoloração costumam ressecar a fibra capilar e deixar as cutículas mais abertas, prejudicando o brilho e a textura e fazendo surgir o efeito espigado. Os danos são menores se, em vez de clarear com descolorante, a cor natural do seu cabelo aceitar a mudança apenas com tintura.
5. Disfarça imperfeições 
A cabeleira loira chama tanta atenção que probleminhas incômodos como olheiras, espinhas, ruguinhas ficam em segundo plano.
6. Exige cuidados específicos 
Pode se preparar para usar produtos especiais para loiras, cujas formulações possuem agentes que evitam que o amarelo fique opaco ou com aspecto de palha. Lembre-se de que usar os produtos certos é o melhor caminho para manter a cor bonita por mais tempo.
7. Combina melhor com alguns tipos de pele
Se o seu sonho é se transformar em loira, tudo bem.
A proposta desta reportagem é justamente mostrar como todo mundo pode investir em uma mudança no cabelo. Porém, diz o conceito de colorometria — estudo da entonação de cores — que o loiro-claro vai melhor com peles claras, tipo rosadas e olhos claros; o loiro-mel ou dourado combina mais com peles claras, porém amareladas e olhos castanhos; já o loiro-escuro ou queimado pode ser usado com qualquer tom de pele.

Sonho dourado

Antes de se transformar em uma blondie girl, leia atentamente algumas explicações da especialista Sheila Duarte, da L’Oréal, empresa que é referência em produtos para cabelo.
É possível ficar loira em casa?
Não é recomendado. Embora algumas garotas apelem para o descolorante direto nos fios, o resultado costuma ser comprometedor. Há risco de manchar o cabelo, enfraquecer os fios e provocar alergia no couro cabeludo.
O que acontece com o fio ao passar por uma descoloração? E por uma tintura clareadora?
A descoloração, ao retirar os pigmentos de melanina contidos no interior da fibra capilar (córtex), acaba sensibilizando mais o cabelo, tornando o fio mais frágil. Na tintura clareadora esse processo é menos agressivo, pois a tinta clareia menos que um descolorante.
Quem tem fios escuros e tingidos só pode clareá-los com decapagem?
Sim. A tintura loira só vai agir depois que a escura for removida quimicamente.
Quantos tons é possível clarear apenas com tinta se a garota tiver cabelo virgem castanho ou preto?
Para quem tem a base escura, há colorações que podem clarear um cabelo natural em até quatro tons.

ABC do cabelo tingido

Clareamento: a técnica, que clareia a cor total do cabelo virgem ou apenas algumas mechas até quatro tons, é feita com tintura permanente ou pó descolorante e água oxigenada. O retoque deve acontecer entre 20 (tintura) e 60 dias (mechas).
Decapagem: método que utiliza água oxigenada e pó descolorante para retirar os pigmentos do cabelo tingido. Radical, só é indicada em mudanças drásticas, para clarear mais de quatro tons. Descoloração: também recorre à água oxigenada e descolorante, só que para clarear o cabelo virgem em mais de quatro tons.
Tintura: forte, contém amônia e oxidantes que penetram nos fios alterando os pigmentos naturais, dando nova cor ao cabelo. Com ela, é possível clarear de dois a quatro tons da cor natural (desde que o cabelo seja virgem), escurecer ou igualar a cabeleira manchada e cobrir 100% dos fios brancos. Dura até 60 dias sem desbotar.
Mechas: clareamento de feixes do cabelo (desde madeixas fininhas até mais largas, em parte dos fios ou por toda a cabeça).

Nenhum comentário:

Postar um comentário